Notícias

Mais saúde e menos faltas no ambiente de trabalho

Em algumas situações, as faltas cometidas por funcionários são inevitáveis e imprevisíveis, como em casos de acidentes e falecimentos de parentes, mas em grande parte das situações elas poderiam ser evitadas por medidas simples do dia a dia, que trazem mais qualidade de vida e evitam doenças.

O absenteísmo no trabalho é um grande problema enfrentado pelas empresas. Dados divulgados pela Previdência Social no primeiro trimestre de 2017 revelaram que, por hora, são contabilizados 83 acidentes e doenças ocasionados pelo trabalho.

O estudo mostrou que o estresse é uma das causas mais relevantes das doenças do trabalho, sendo responsáveis por patologias osteomusculares, de membros superiores, síndromes (como pânico e burn-out) e depressão.

As consequências dessas doenças para os funcionários e seus familiares são inúmeras. Para as empresas também existem pontos negativos, entre eles as faltas e afastamentos dos funcionários, que geram queda na produção da empresa, prejuízos financeiros e, muitas vezes, até indenizações.

Responsabilidade da empresa

Evitar faltas não se trata apenas de manter um ambiente seguro para reduzir acidentes do trabalho. Vale destacar que um funcionário que passa cerca de oito horas no ambiente profissional precisa encontrar ali o incentivo para ter uma vida mais saudável e para evitar doenças. É papel da empresa tornar as horas de trabalho um período saudável e seguro.

Uma alimentação adequada e um dia a dia com menos estresse evitam diversas alterações negativas no organismo, capazes de causar doenças relacionadas às questões cardiovasculares, gastrointestinais, enxaquecas, depressão, entre outros.

Relação mútua de dedicação

A empresa é a grande responsável por tornar o ambiente mais saudável, mas também é de responsabilidade de cada um adotar medidas positivas. Por isso, além de oferecer iniciativas em busca de uma maior qualidade de vida no ambiente profissional, devem existir ações de conscientização para que a taxa de absenteísmo no trabalho seja cada vez menor.

Por isso, quando a empresa fala de alimentação saudável, rotina de exercícios, entre outros, é válido que a mensagem siga para fora do trabalho, para que o trabalhador possa ter um tempo saudável também em família.

Fonte: https://www.segsaudeocupacional.com.br/mais-saude-e-menos-faltas-no-ambiente-de-trabalho/

 

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

logo_branco2.png

Atuando há mais de 21 anos em Medicina Ocupacional com o nome Audio Center Mogi.

Image

Cadastre seu e-mail e fale com os nossos especialistas

Entre em Contato

(11) 4796-9788

Rua Major Pinheiro Franco, 66 - Centro,

Mogi das Cruzes - SP, 08710-220

d1